Distrito de Covalima Distrito de Díli Distrito de Ermera Distrito de Lautém

55

5.3.2 Distrito de Ainaro

Em 2014 serão implementados 20 projectos no Distrito de Ainaro, com uma alocação total de 4,9 milhões de dólares. Dos 20 p rojectos, o maior projecto identificado para o Distrito de Ainaro é o “Projecto de Resistência das Estradas de Timor- Leste ao Clima”, do Banco Mundial. O projecto visa tornar as infra- estruturas rodoviárias resistentes ao clima e ligar estradas para acesso de emergência. Outros sectores que recebem AOD incluem Educação, Saúde, Governo e Sociedade Civil e Abastecimento de Água e Saneamento.

5.3.3 Distrito de Baucau

Em 2014 serão implementados 22 projectos no Distrito de Baucau, com uma alocação total de 4,3 milhões de dólares. Dos 22 projectos, há quatro que recebem a maior parte do financiamento, abrangendo os sectores dos Transportes e Armazenamento, Agricultura e Saúde. Estes projectos receberão financiamento da União Europeia, AusAID, UNICEF e Banco Mundial. Incluem iniciativas para fornecer novas variedades de sementes com vista a aumentar a produção agrícola, iniciativas para melhorar a água e saneamento, iniciativas para reabilitar estradas rurais e iniciativas para melhorar o acesso a cuidados de saúde por parte de mulheres e crianças.

5.3.4 Distrito de Bobonaro

Em 2014 serão implementados 28 projectos no Distrito de Bobonaro, com uma alocação total de 6,0 milhões de dólares. Dos 21 projectos, há três que recebem a maior parte do financiamento, abrangendo os sectores dos Transportes e Armazenamento, Agricultura e Saúde. Estes projectos receberão financiamento da União Europeia, AusAID, Governo do Japão e Banco Mundial. Incluem iniciativas para fornecer novas variedades de sementes com vista a aumentar a produção agrícola, iniciativas para reabilitar estradas rurais e iniciativas para melhorar o acesso a cuidados de saúde por parte de mulheres e crianças.

5.3.5 Distrito de Covalima

Em 2014 serão implementados 24 projectos no Distrito de Covalima, com uma alocação total de 9,5 milhões de dólares. O maior projecto, localizado no sector dos Transportes e Armazenamento e o que representa a maior parte da AOD, é um projecto de formação fluvial no valor de 6,1 milhões de dólares e diz respeito à protecção da Ponte de Mola, financiado por uma verba da JICA. Foram ainda alocados montantes consideráveis de AOD aos sectores do Governo e Sociedade Civil, Saúde e Educação.

5.3.6 Distrito de Díli

Em 2014 serão implementados 32 projectos no Distrito de Díli, com uma alocação total de 18,5 milhões de dólares. Quase metade da AOD a Díli será dirigida ao sector dos Transportes e Armazenamento, com 1,8 milhões de dólares a serem destinados ao “Projecto de Resistência das Estradas de Timor-Leste ao Clima”. Outros sectores que recebem grandes montantes de AOD incluem a Educação, Saúde, Governo e Sociedade Civil e sectores diversos projectos com transversalidade sectorial. Estes projectos recebem financiamento de instituições como a União Europeia, o Governo da Alemanha, a JICA, a Nova Zelândia, a AusAID, o Banco Mundial, a UNICEF, Portugal, a Suécia, a Holanda e a Espanha. 56

5.3.7 Distrito de Ermera

Em 2014 serão implementados 22 projectos no Distrito de Ermera, com uma alocação total de 3,6 milhões de dólares. O sector que receberá o maior montante de financiamento será o dos Transportes e Armazenamento. Dos 22 projectos, o maior projecto será o projecto de “Melhoria do Acesso Rural”, da União Europeia, que procurará melhorar o crescimento económico por via da provisão de melhores estradas às comunidades rurais. Foram ainda alocados fundos adicionais para projectos nos sectores da Saúde, Agricultura e Governo e Sociedade Civil.

5.3.8 Distrito de Lautém

Em 2014 serão implementados 20 projectos no Distrito de Lautém, com uma alocação total de 2,6 milhões de dólares. Destes 20 projectos, o maior montante irá para o sector dos Transportes e Armazenamento, incluindo um projecto de “Estradas para o Desenvolvimento” no valor de 0m4 milhões de dólares. O objectivo do projecto é melhorar o crescimento económico através da melhoria das condições rodoviárias.

5.3.9 Distrito de Liquiçá