Representar o interesse do Estado nos Garantir a prestação de serviços do Ministério

Page 329 Plano Anual da Procuradoria-Geral da República 2014 Meta anual Actividades Resultados alcançados Indicadores de desempenho Observações Informações adicionais SE Programa 1: Acção penal. Investigação dos crimes mais graves ou complexos. Defesa dos interesses do Estado, dos menores e dos incapazes.

1.1 Representar o interesse do Estado nos

tribunais, dirigir a investigação criminal e assegurar a defesa dos incapazes, dos menores e dos ausentes de forma eficiente e eficaz. 1.1.1 Melhorar o conhecimento dos valores e princípios constitucionais aproximando e promovendo os seus mecanismos junto dos cidadãos 1.1.2 Melhorar o acesso à justiça e a socialização das leis em vigor. 1.1.3 Melhorar o conhecimento e a compreensão das leis penais com oferta de formação regular para os agentes da investigação criminal da PNTL, da CAC, ONG’s e sociedade civil. 1.1.1.1 População mais esclarecida sobre os seus direitos e sobre as leis em vigor no país, através de campanhas regulares de socialização. 1.1.2.1 Melhoria na prestação dos serviços de justiça, com o estabelecimento de novos serviços do Ministério Público e do atendimento público em todos os Distritos 1.1.2.2 Redução significativa do número de processos pendentes 1.1.2.3 Melhoria da qualidade dos inquéritos criminais. 1.1.3.1 Melhoria e redução do tempo de espera na resolução dos processos criminais.

1.2 Garantir a prestação de serviços do Ministério

Público em áreas especializadas. 1.2.1 Desenvolver a especialização dentro do Ministério Público para aumentar a capacidade de resolver crimes ligados à criminalidade organizada, criminalidade financeira, económica eou mais complexa ou grave. 1.2.2 Aumentar a capacidade de intervenção do Ministério Público na área da protecção da família e dos menores e na área do Contencioso do Estado. 1.2.3 Estabelecimento de programas de protecção das testemunhas e das vítimas de violência doméstica, sobretudo junto dos cidadãos socialmente mais vulneráveis. 1.2.4 Estabelecimento do Gabinete de Auditoria e da Perícia Forense da PGR. 1.2.1.1 Melhoria da coerência na abordagem da investigação criminal especializada, com o estabelecimento de prioridades na investigação criminal. Redução do número de inquéritos concluídos em áreas que exigem uma formação especial, ferramentas e habilidades. 1.2.2.1 Diversificação das actividades do Ministério Público para o atendimento e a defesa de casos relacionados com os direitos dos menores e a protecção da família e prestação efectiva de assessoria ao Governo, na área jurídica e do Contencioso do Estado. Curadorias de Menores e serviços do Contencioso do Estado estabelecidos e funcionais em todo o território nacional. 1.2.2.2 Identificado o número de Procuradores da República necessários e as respectivas áreas que exigem uma formação especializada, os instrumentos e as competências: por exemplo: Na área da corrupção, do branqueamento de capitais, da criminalidade organizada, violenta ou perigosa, da delinquência juvenil, do Contencioso do Estado, etc.. 1.2.3.1 Melhoria da qualidade de recolha de provas especialmente depoimentos de testemunhas e provas forenses. 1.2.3.2 Programas de protecção das testemunhas e das vítimas de violência doméstica completamente funcionais e articuladas com as demais instituições. Page 330 1.2.4.1 Gabinete de Auditoria e da Perícia Forense da PGR completamente funcionais em apoio a investigações dos casos de corrupção e reforço dos mecanismos internos de controlo aos serviços das finanças.

1.3 Criar um novo sistema de arquivo e sua