Programas financiados através do FDCH:

Página 5 de 80 de forças policiais PNTL, Força de Defesa F-FDTL, juízes, magistrados e outros campos especializados propostos e aprovados pelo Conselho Administrativo do Fundo. Dois programas adicionais em 2015 não recomendados para financiamento através do FDCH: 1. Assistência Técnica para o Setor Judicial Código-922: Este programa pretende dar resposta às necessidades do setor judicial, relacionadas especificamente com o desenvolvimento dos seus recursos humanos. O programa engloba três instituições, nomeadamente o Ministério da Justiça, que presta formação profissional e gere os recursos humanos do setor judiciário, os Tribunais, que desenvolvem as suas capacidades através do respetivo programa de formação e colocação, e a Procuradoria- Geral da República, que presta formação e estágios a procuradores, com o intuito de reforçar os agentes de justiça em Timor-Leste. 2. Assistência Técnica para o Ensino Terciário Código-923: Este programa diz respeito especialmente à melhoria dos recursos humanos na Universidade Nacional de Timor- Leste UNTL. Os programas organizados pela UNTL incluem: mestrado e doutoramento em Portugal, mestrado em Timor-Leste, licenciatura e reintrodução da língua portuguesa.

1.3 Áreas de Programas Prioritários

Segundo o Decreto-Lei N.º 122011, o objetivo do Fundo consiste em financiar programas plurianuais de formação e desenvolvimento de recursos humanos, incluindo programas de formação para melhorar as qualificações de profissionais timorenses em setores estratégicos de desenvolvimento tais como justiça, saúde, educação, infraestruturas, agricultura, turismo, gestão do petróleo, polícia, forças armadas, juízes, engenharia, contabilidade, administração pública, gestão financeira e outros. Isto inclui atividades de formação e bolsas de estudo a nível secundário e superior, tanto em Timor-Leste como no estrangeiro.

1.3.1 Programa de Bolsas de Estudo

Os programas prioritários a nível de bolsas de estudo abrangem várias disciplinas determinadas pelas necessidades identificadas por ministérios operacionais. Até aqui as Bolsas de Estudo cobrem Cursos tais como Medicina Geral, Economia e Gestão, Ciências de Administração Pública, Engenharia, Ciências da Saúde, Contabilidade, Ciências Naturais, Tecnologias de Informação, Ciências da Educação, Direito, Ciências Ambientais, Telecomunicações, Geologia, Ciências Engenharia Petrolífera, Navegação Aérea, Turismo, Estatísticas, Arquitetura, Planeamento Urbano e Rural, Arte e Cultura e outros cursos relevantes”.

1.3.2 Cursos Prioritários de Formação Técnica, Profissional e de Outros Tipos

Os programas prioritários de formação técnica e profissional incidem no desenvolvimento de qualificações nas áreas da Auditoria, Gestão Financeira, Advocacia e Serviços Jurídicos, Gestão de Alfândegas Imigração, Gestão Administrativa, Curso de Engenharia, Curso Informático, Métodos de Investigação, Serviços de Hotelaria, Gestão e Administração de Bases de Dados, Página 6 de 80 Curso Profissional na Área do Género e da Igualdade, Formação Básica para a PNTL e outros cursos relevantes.

2. Plano Estratégico de Desenvolvimento PED e Etapas de Recursos Humanos

Timor-Leste tornou-se um país independente em 2002. Na qualidade de novo país, o seu desenvolvimento e progresso dependem certamente do plano, pela que a sua execução deve estar em linha com a visão da sua fundação. Em 2011 o governo de Timor-Leste transpôs a sua visão para o seu Plano Estratégico de Desenvolvimento PED a 20 anos, de 2011 a 2030. O PED fornece o enquadramento amplo para a transição de Timor-Leste de país com baixos rendimentos para país com rendimentos médio-altos. O PED tem três fases distintas. A curto prazo de 2011 a 2015 será dada ênfase à construção de infraestruturas fundamentais, ao apoio ao desenvolvimento dos recursos humanos e ao estabelecimento de indústrias estratégicas. A médio prazo de 2016 a 2020 a incidência estará no desenvolvimento das infraestruturas existentes, no reforço dos recursos humanos e na melhoria do acesso aos mercados. O objetivo do PED a longo prazo de 2021 a 2030 é erradicar a pobreza, estabelecer um setor privado forte e criar uma economia diversificada que não dependa do petróleo e do gás. Todavia é preciso notar que o sucesso no desenvolvimento dos recursos humanos é essencial para o PED. Em ligação com o Plano Estratégico, o Governo da República Democrática de Timor-Leste considera que os Recursos Humanos são vitais para o futuro da nação. O Governo, trabalhando em conjunto com as instituições relevantes, procura preparar e desenvolver recursos humanos de elevada qualidade que contribuam em pleno para o Desenvolvimento Nacional de Timor-Leste. Relativamente às fases referidas no PED, o ano de 2015 conclui o curto prazo, onde se dá apoio ao desenvolvimento dos recursos humanos. O ano de 2016 é o início do plano a médio prazo de 2016 a 2020, que incide no fortalecimento dos recursos humanos em Timor-Leste.

3. Estudos conduzidos

para apoiar programas do FDCH Nos quatro anos que passaram desde a sua criação em 2011, o Conselho de Administração do Fundo instruiu o Secretariado do Fundo no sentido de avaliar os resultados dos programas, bem como avaliar tais resultados de acordo com a execução orçamental pelo menos de 2011 a 2014. Por outro lado o Conselho de Administração do Fundo percebeu que para ajudar o conselho a decidir sobre as áreas prioritárias para ações de formação deveria levar-se a cabo um estudo de forma a identificar e mapear a quantidade e qualidade dos recursos humanos necessários para atingir os objetivos nacionais, quantos recursos profissionais e qualificados estão disponíveis e em que áreas, e quais as lacunas a preencher. Relativamente às necessidades acima indicadas, o Conselho de Administração do Fundo instruiu o Secretariado do Fundo no sentido de conduzir uma avaliação aos programas do FDCH e ao