Relatórios de Inflação Trimestral Estatísticas Financeiras do Governo Previsão Económica

Página 25 de 134

2.2: Reformas Recentes na Gestão Económica e

Financeira

2.2.1: Panorama

O MF implementou um programa importante de reformas ao longo do último ano. As reformas foram concentradas nas áreas de monitorização económica, GFP e gestão do desempenho.

2.2.2: Monitorização Económica

A formulação de políticas públicas efectivas requer um entendimento detalhado e actualizado da economia. O MF começou a elaborar análises de inflação trimestral e boletins de EFG para possibilitar uma melhor compreensão da economia. Reforçou também o seu modelo de previsão económica.

2.2.2.1: Relatórios de Inflação Trimestral

O MF elabora análises de inflação trimestral para estudar a inflação. Estas análises olham para as tendências nas taxas mensais e anuais de inflação e nas categorias subjacentes do IPC, tais como alimentos e transportes. Estas análises consideram, igualmente, as causas prováveis da inflação, tais como alterações nas despesas governamentais, nas taxas de câmbio e nos preços internacionais das matérias‐primas. Os boletins de inflação trimestral para o 1.º e 2.º trimestre de 2014 foram publicados recentemente no portal electrónico do MF. De futuro, cada análise será publicada pouco tempo após os dados relevantes ficarem disponíveis.

2.2.2.2: Estatísticas Financeiras do Governo

As EFG constituem um quadro de reporte reconhecido a nível internacional para a apresentação e análise de dados fiscais. O Governo implementou recentemente este quadro e publica agora boletins fiscais de EFG todos os trimestres. A implementação das EFG em Timor ‐Leste tem dois benefícios principais. Em primeiro lugar, as EFG são um quadro consistente e reconhecido a nível internacional para analisar a posição fiscal do Governo. Os boletins das EFG fornecem informações importantes sobre o modo como as receitas petrolíferas e os investimentos do FP afectam a posição fiscal global do Governo. Em segundo lugar, as EFG classificam receitas e despesas de forma consistente em todos os países. Isto permite comparações internacionais precisas. Página 26 de 134

2.2.2.3 Previsão Económica

O MF concluiu recentemente novas previsões de crescimento económico e inflação. Estas previsões foram elaboradas com base num processo melhorado de modelo e previsão económicos. As reformas importantes ao processo de modelo incluíram: previsão dos componentes do PIB não‐petrolífero, modelo da inflação e garantia de consistência interna. Previsão dos componentes do PIB não‐petrolífero; no passado previa‐se o PIB não‐ petrolífero, mas não os seus componentes subjacentes. Este ano o MF previu todos os componentes subjacentes do PIB não‐petrolífero, tais como o consumo das famílias e o investimento privado. Isto reforça a formulação de políticas económicas, uma vez que não é só o nível global do crescimento económico que importa, mas sim também a sua composição. Previsão da inflação; o MF melhorou a metodologia que utiliza para prever a inflação. A nova metodologia utiliza técnicas estatísticas avançadas para levar em consideração o impacto sobre a inflação das despesas do Governo, preços internacionais das matérias‐ primas e taxas de câmbio. Consistência interna; em Timor‐Leste, as despesas governamentais, o crescimento económico e a inflação estão todos interligados. Mais especificamente: • As despesas governamentais são um componente do PIB não‐petrolífero. Deste modo, caso tudo o resto seja igual, despesas elevadas conduzirão a um crescimento económico mais elevado. • A inflação é parcialmente motivada pelas despesas recorrentes do Governo. Assim, caso tudo o resto seja igual, despesas elevadas resultarão em inflação mais elevada. • A inflação elevada pode reduzir o crescimento económico a longo prazo, caso mine a competitividade. No cômputo geral estas reformas resultaram em previsões económicas de qualidade superior que ajudaram o MF a entender melhor os desenvolvimentos económicos recentes e os desenvolvimentos económicos prováveis no futuro.

2.2.3: Gestão das Finanças Públicas