PROGRAMA DE PONTES PROGRAMA DE AEROPORTOS

Página 17 de 60 Desde a criação do FI o Programa de Aeroportos conta com 7 projetos, 2 englobando a melhoria e alargamento do Aeroporto Internacional Nicolau Lobato em Díli e de aeroportos regionais em Maliana, Baucau Suai, e Oecusse. Destes, a reabilitação dos aeroportos de Díli, Suai e Oecusse encontra-se em fase de implementação dos trabalhos de construção civil. Estes projetos têm uma enorme importância para Timor- Leste, já que todos os anos circulam pelos aeroportos nacionais mais de 200.000 passageiros segundo dados estatísticos de 2015. A alocação orçamental do FI para projetos sob o Programa de Aeroportos em 2017 é de 16.377.000 dólares.

2.17 PROGRAMA DE PORTOS

O desenvolvimento de portos é um programa estratégico que visa apoiar o crescimento económico e a indústria local, bem como atividades de exportação-importação que requerem serviços de frete céleres e fiáveis. Atualmente todas as remessas internacionais que entram e saem de Timor-Leste passam pelo porto de Díli, cuja capacidade não é suficiente para o futuro. Para lá disto, os portos regionais estão em más condições 3 . O PED prevê o deslocamento do porto principal de Díli para a Baía de Tibar e a restauração dos portos e cais regionais para poderem fazer face às necessidades. Os programas a curto prazo do FI incidirão nos projetos seguintes: 9 Desenvolvimento do Porto de Suai; 9 Reabilitação do Porto de Díli; 9 Melhoria das instalações de portos regionais em Com, Ataúro, Oecusse e Vemasse; 9 Construção do Porto da Baía de Tibar; 9 Reabilitação do Porto de Hera. 2 Isto não inclui a reabilitação e alargamento do Aeroporto de Suai, prevista no Programa de Tasi Mane. 3 A exceção é o porto de Oecusse, que foi melhorado com apoio da JICA para poder receber transporte de mercadorias e passageiros. Página 18 de 60 Existem 6 projetos sob o Programa de Desenvolvimento de Portos do FI. Destes, 2 foram já concluídos: 1 Reabilitação do Porto de Díli desde 2013; e 2 Porto da Marinha em Hera. Existem 3 novos projetos de desenvolvimento de infraestruturas por financiar relativamente ao Porto de Díli. O projeto referente ao Porto da Baía de Tibar está a ser conduzido em regime de PPP e encontra-se na fase mais avançada do ciclo de projetos. A alocação orçamental do FI para projetos sob o Programa de Portos em 2017 é de 2.000.000 dólares.

2.18 PROGRAMA DE TURISMO

Timor-Leste tem potencial para desenvolver uma indústria de turismo com base no seu património cultural, clima, fauna e flora terrestres e marinhas e topografia únicos. Ainda que os principais incentivos ao turismo devam vir do setor privado, o governo apoia e acelera o progresso. Existem 13 projetos de turismo: 6 projetos já foram concluídos 5 projetos de reabilitação com caráter de emergência de vários Jardins e Monumentos “CPLP” e 1 projeto de esculturas Lifau em Oecusse. Atualmente estão em curso 7 projetos: 1 Estudo, desenho e construção para as nascentes de água quente em Marobo e Ataúro; e 2 Estudo, desenho e construção para o desenvolvimento do Lago Maubara. Existem igualmente 5 projetos em curso em Oecusse e 2 projetos ainda por iniciar: 1 Desenho, construção e supervisão de um Museu em Aipelo e estabelecimento de um Centro Cultural em Liquiçá; e 2 Desenho, construção e supervisão de um Museu em Dair. A alocação orçamental do FI para projetos sob o Programa de Turismo em 2017 é de 1.455.000 dólares.

2.19 PREPARAÇÃO DE DESENHOS E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE SUPERVISÃO

Este programa foi estabelecido em 2013 para facilitar a preparação e supervisão de projetos de grande dimensão por parte de Linhas Ministeriais cujos orçamentos sejam insuficientes para aprovisionar estes serviços. Existem 36 projetos subordinados a este Programa, sendo que 14 foram já concluídos, incluindo a preparação do Conceito, Estudo de Viabilidade e DDE para alguns projetos de infraestruturas para o Programa de Edifícios Públicos. Existem ainda 14 projetos em curso DDE em elaboração e 1 projeto como pacote de PPP saúde e eletricidade. A alocação orçamental total para o Programa de Preparação de Desenhos e Prestação de Serviços de Supervisão em 2017 é de 2.601.000 dólares.