AVALIAÇÃO DE PROJETOS PARA O FUNDO DE INFRAESTRUTURAS ALOCAÇÃO E EXECUÇÃO ANUAIS DO ORÇAMENTO ENTRE 2011 E 2016

Página 7 de 60 Os principais resultados e concretizações destes investimentos por parte do FI incluem a melhoria da rede elétrica nacional através da construção das centrais elétricas de Hera e Betano, projetos de irrigação de grande dimensão em áreas rurais, abastecimento de água e melhorias rodoviárias. A Parte II deste Livro Orçamental contém informações mais detalhadas por programas e setores do FI relativamente a projetos concluídos.

II. CARTEIRA DO FUNDO DE INFRAESTRUTURAS E ORÇAMENTO POR

PROGRAMAS O orçamento do FI para 2017 pretende financiar 21 programas através do Orçamento do Estado, empréstimos externos e parcerias público-privadas modalidade de PPP. Entre 2011 - 2016 o número total de programas do FI aumentou de 12 para 21. Atualmente existem 1309 projetos sob o Fundo de Infraestruturas, nomeadamente 542 projetos concluídos desde a criação do FI em 2011, 512 projetos em curso, 196 projetos por iniciar e 59 projetos que constam da Carteira do FI mas que ainda não foram financiados. A Tabela 2 mostra que as prioridades do Governo para o investimento do FI continuam a ser infraestruturas básicas e vitais, incluindo fornecimento de eletricidade, abastecimento de água, estradas e pontes. Figura 2. Carteira do Fundo de Infraestruturas por Programas do FI Página 8 de 60 O Livro Orçamental do FI na secção seguinte contém descrições detalhadas de cada programa, incluindo finalidade e área de investimento, número total de projetos sob o programa, situação atual dos projetos constantes da carteira e resultados principais da implementação dos projetos, bem como alocação orçamental para cobrir projetos do FI sob o programa em 2017.

2.1. PROGRAMA DE AGRICULTURA

O Programa de Agricultura é uma prioridade elevada para Timor-Leste, dado que o desenvolvimento de infraestruturas neste setor é o elemento mais importante para o objetivo de apoiar a produção alimentar e melhorar a distribuição e a segurança alimentar diretamente através da melhoria do acesso e indiretamente por via do aumento do emprego e dos rendimentos. Mais de 63 dos agregados familiares no país dependem do setor da agricultura. Há um total de 17 projetos sob o Fundo de Infraestruturas associado à irrigação. Os esquemas de irrigação são considerados pelo Ministério da Agricultura e Pescas MAP como um componente importante para se atingirem os alvos de autossuficiência em termos de colheitas alimentares base, sobretudo arroz e milho. Desde a criação do Fundo de Infraestruturas em 2011 foi concluído um total de 8 projetos, incluindo três grandes projetos de irrigação em Raibere, Oebaba e Caraulun entre 2013 - 2015 e dois projetos estratégicos em Bebui e Cassameta em 2012. Estes projetos permitiram irrigar 4.478 hectares e empregaram 420 pessoas durante a construção, com um impacto muito significativo nas áreas rurais abrangidas. Atualmente existem 5 projetos em curso e há outros 2 com arranque previsto em 2017. A alocação orçamental do FI para estes projetos em 2017 é de 3.151.000 dólares.

2.2. PROGRAMA DE ÁGUA E SANEAMENTO

A finalidade do Programa de Água e Saneamento é prestar acesso fiável a água potável e instalações de saneamento higiénicas, de modo a permitir modos de vida saudáveis em Timor- Leste. As melhorias em termos de instalações de abastecimento de água e saneamento permitirão também reduzir as doenças e melhorar as condições básicas dos cidadãos. A Carteira do FI tem 17 projetos no setor de água e saneamento, incluindo escoamento, reabilitação do abastecimento de água e desenvolvimento geral do sistema de escoamento e saneamento de Díli.