PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO URBANO E RURAL

Página 10 de 60

2.4. PROGRAMA DE EDIFÍCIOS PÚBLICOS

Este Programa tem importância estratégica uma vez que a maior parte dos atuais gabinetes governamentais e edifícios públicos foi construída durante a administração indonésia, sendo que alguns foram inclusive construídos durante a administração portuguesa. Muitos destes edifícios sofreram danos antes da restauração da independência e alguns já não servem as necessidades do governo. O Programa visa assim apoiar a prestação de serviços efetivos ao público. A Carteira do FI inclui 36 projetos, sendo que desde 2011 foram já concluídos 6 Ministério da Solidariedade Social, Comissão Nacional de Eleições, Ministério da Justiça, fases I e II dos Mercados de Taibesi e Manleuana, fase III do Mercado de Manleuana e DDE da área de repouso em Loes, Liquiçá. 11 projetos encontram-se em curso, incluindo o Edifício do Parlamento Nacional, a Comissão da Função Pública CFP, a Comissão Anticorrupção CAC, o gabinete de Investigação Criminal e o Tribunal STJ, TSAFC, CSM e o Banco Comercial. 7 projetos ainda não arrancaram, porém têm fundos disponíveis. Por fim, 11 edifícios públicos requerem fontes de financiamento. A alocação orçamental do FI para o Programa de Edifícios Públicos em 2017 é de 7.929.000 dólares.

2.5. PROGRAMA DE SISTEMA FINANCEIRO E INFRAESTRUTURAS DE APOIO

O Programa de Sistema Financeiro e Infraestruturas de Apoio foi definido pelo Fundo de Infraestruturas em 2014 para dar resposta ao cada vez maior número de projetos implementados pelo Ministério das Finanças e que faziam originalmente parte do Programa de Edifícios Públicos. Este Programa contém 10 projetos, sendo que 1 foi concluído em 2015 – Desenho conceptual, construção e supervisão de novo edifício para o Ministério das Finanças. Atualmente existem 5 projetos em curso: 1 Sistema FreeBalance; 2 ASYCUDA; 3 Centro de dados informáticos; 4 Apetrechamento do interior do edifício do Ministério das Finanças; e 5 Desenho, construção e supervisão do novo edifício da Casa de Alfândegas. Existe igualmente 1 projeto sem orçamento para 2017 e 3 projetos que têm fundos disponíveis mas que ainda não arrancaram. A alocação orçamental do FI para projetos sob este Programa em 2017 é de 5.043.000 dólares. Página 11 de 60

2.6. PROGRAMA DE JUVENTUDE E DESPORTO

O Programa de Juventude e Desporto foi separado do Programa de Edifícios Públicos em 2014 e incide na construção de estádios nacionais para os principais eventos desportivos cobertos e descobertos, bem como na construção de oito estádios regionais descobertos como pré-requisito para a criação de ligas nacionais de futebol em parceria com a Coreia do Sul, a Confederação Asiática de Futebol, a Federação de Futebol da Austrália e a Fundação Real Madrid. De acordo com a Parte 2 do PED, intitulada “Capital social”, o setor da Juventude e Desporto é muito importante para o desenvolvimento de Timor- Leste. O Programa inclui a construção de estádios em quatro distritos, um Estádio Nacional descoberto e instalações desportivas multiúsos. Desde 2011 foram já concluídos 3 projetos, nomeadamente o projeto para a melhoria do estádio de Díli; o Desenho Detalhado de Engenharia para o Ginásio Multiúsos Estádio Nacional Coberto e o Desenho Detalhado de Engenharia para a Reabilitação do Estádio de Futebol e Bancadas em Díli, em linha com o Plano Estratégico de Desenvolvimento PED. Atualmente há 5 projetos por iniciar e 6 projetos em curso. O Estádio Nacional descoberto terá capacidade para 45.000 espetadores, um campo de futebol de acordo com os padrões internacionais e uma pista de atletismo. A construção e s supervisão de 4 estádios de futebol em Baucau, Maliana, Manufahi e Ermera ajudarão a facilitar e a fomentar a prática do desporto entre os jovens. A alocação do FI para o Programa de Juventude e Desporto em 2017 é de 3.089.000 dólares.

2.7. PROGRAMA DE EDUCAÇÃO

O Programa Estratégico Nacional para a Educação 1 reconhece a situação e os desafios atuais que afetam a capacidade do ME para dar resposta às obrigações do país no que se refere ao desenvolvimento do ensino, bem como ao compromisso do país para com os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio e outros alvos em termos de prioridades nacionais. O Programa de Educação presta apoio a nível de todo o setor destinado a orientar a implementação a todos os níveis no país, envolvendo parceiros de desenvolvimento e intervenientes-chave. O Programa é composto por 19 projetos. 3 projetos já foram concluídos Construção de Escola de Referência em Oecusse, Construção de Nova Casa Kobe da UNTL e Plano Geral para o Campus da UNTL em Hera. Estes projetos beneficiam mais de 2.500 alunos. 1 Ministério da Educação, Timor-Leste, Plano Nacional Estratégico para a Educação de 2011 a 2030.