PROGRAMA DE JUVENTUDE E DESPORTO

Página 12 de 60 A Carteira do FI tem 5 projetos em curso, nomeadamente construção de Escolas de Referência em Baucau, Maliana, Same, Manatuto e Ermera. Há 11 projetos que têm DDEs concluídos mas para os quais não existe financiamento disponível para construção em 2017: Edifício de Agricultura, Edifício de Engenharia e setor 1 do Campus da UNTL; Escolas Politécnicas em Suai, Same e Lospalos; Academia de Pescas em Manatuto; e Escolas e Referência em Lospalos, Liquiçá, Aileu e Suai 4 distritos. A alocação orçamental do FI para estes projetos sob o Programa de Educação em 2017 é de 2.419.000 dólares.

2.8. PROGRAMA DE ELETRICIDADE

O Programa de Eletricidade visa assegurar geração, transmissão e distribuição fiáveis de eletricidade em todo o país. A existência de um fornecimento fiável de eletricidade é essencial para a modernização e o desenvolvimento económico da nação, sendo de facto um dos pré- requisitos para o aumento do investimento privado em Timor-Leste. Este programa é composto por 584 projetos, incluindo as centrais elétricas de Hera e Betano e 9 subestações, as quais estão concluídas a 100. Hoje em dia a rede elétrica cobre cerca de 75 a 80 da população nacional. Existem 111 projetos em curso e 132 novos projetos a nível de torres e cabos de distribuição de média e baixa tensão no território continental de Timor-Leste. Os outros trabalhos por concluir incluem os sistemas de controlo centrais, a melhoria da iluminação de rua, a construção de um cais para entrega de combustível em Hera e a construção de alojamento para funcionários de manutenção e operação nos distritos. O orçamento para este Programa em 2017 é de 13.385.000 dólares.

2.9. PROGRAMA DE INFORMÁTICA

O Programa de Informática é muito importante uma vez que a indústria e o comércio dependem da existência de comunicações rápidas e estáveis, com capacidade e cobertura adequadas para satisfazer a procura dos utilizadores. A velocidade em termos de ligação e transferência de dados da atual tecnologia de comunicações em Timor-Leste é ainda inferior à de países como a Indonésia, a Austrália ou outros países na região do Pacífico. Existem 3 projetos de informática subordinados a este Programa, visando assegurar que Timor- Leste oferece a capacidade e a qualidade que serão exigidas por potenciais investidores nos setores social, comercial e industrial do país.