PROGRAMA DE INFORMÁTICA

Página 13 de 60 O Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações pretende melhorar o atual sistema de comunicações de modo a providenciar melhor acesso a comunicações ao povo. A melhoria da ligação à internet de alta velocidade permitirá melhorar a qualidade dos serviços, o que ajudará a criar oportunidades de emprego para investidores nacionais e internacionais, assim como a conseguir acesso a mercados internacionais. Em 2014 foram estabelecidos dois projetos que têm conclusão prevista no próximo ano: As Fases III e IV do Projeto de Conectividade Nacional; e a Melhoria da Internet por Satélite de 20 Mbps para 6080Mbps. Outro projeto, que visa a extensão do PCN II e da rede de fibra ótica, subordinado ao Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, já arrancou em 2016. Todos os projetos de informática sob este programa estão em curso e serão continuados em in 2017. A alocação orçamental do FI para projetos sob o Programa de Informática em 2017 é de 1.000.000 dólares.

2.10. PROGRAMA DE OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÉNIO ODMs

O PED estabelece que “Timor-Leste está a trabalhar com vista a concretizar os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio das Nações Unidas”, sendo que em resultado disto o país já efetuou bons progressos em diversas áreas. Como tal, o Programa de Objetivos de Desenvolvimento do Milénio foi incluído na carteira do FI desde a criação do Fundo de Infraestruturas. Atualmente 4 de 6 projetos estão em curso, o que permite suplementar os projetos relevantes noutros Programas do FI: 1 Habitação Social; 2 Estradas e Escoamento; 3 Serviços Públicos; e 4 Água e Saneamento. Todos estes projetos estão reunidos num só pacote. Consequentemente foram construídas 2.585 novas habitações em 27 locais espalhados por 11 distritos de Timor-Leste. O objetivo do PED diz que devem ser instaladas 11.140 unidades de Casas nos Sucos, pelo que o alvo está atualmente cumprido a 23,2. Dois projetos dos ODMs instalação de painéis solares em aldeias rurais identificadas e projeto social de instalação de estátua de Dom Boaventura foram concluídos em anos anteriores com apoio financeiro do Fundo de Infraestruturas. Este progresso a nível dos projetos dos ODMs é muito importante para a redução da pobreza, melhoria dos níveis de vida e desenvolvimento do país em geral. A alocação orçamental do FI para o Programa dos ODMs em 2017 é de 1.000.000 dólares.

2.11. PROGRAMA DE SAÚDE

Este Programa incide no apoio a nível de infraestruturas ao setor da saúde em Timor-Leste. O desenvolvimento de infraestruturas requer alargamentos e melhorias a nível do Hospital Nacional, dos hospitais de referência e das clínicas e centros de saúde nos distritos e Página 14 de 60 subdistritos. É necessário continuar a melhorar a oferta e qualidade dos serviços de saúde em Timor-Leste. Como resultado disto foram concluídos dois projetos de saúde: o Hospital de Referência de Baucau, com uma área de 2.500m 2 e capacidade para receber 200 pessoas por dia, e a reabilitação do antigo edifício do Palácio das Cinzas. Na Carteira do FI existem 4 projetos prontos para construção: 1 Unidade de cuidados cardíacos intensivos no Hospital Nacional Guido Valadares UCCI no HGV; 2 Reabilitação e construção do antigo edifício do Hospital Dr. António Carvalho, UCCI e SAMES; 3 Projeto do edifício pediátrico no Hospital Nacional Guido Valadares; e 4 Projeto com caráter de emergência para o alargamento do Hospital Guido Valadares. Todos estes projetos irão beneficiar mais de 1.500 pessoas. A alocação orçamental do FI para projetos sob o Programa de Saúde em 2017 é de 2.000.000 dólares.

2.12 PROGRAMA DE SEGURANÇA E DEFESA

2.12.1 SUBPROGRAMA DE SEGURANÇA

A segurança é um programa de prioridade elevada para o desemvolvimento de Timor-Leste e isto inclui a construção de uma força de polícia profissional, com nomeações e promoções assentes no mérito, a reconstrução de instituições de segurança e a introdução de princípios de boa governação. O investimento em equipamentos e infraestruturas policiais, incluindo alojamento para a polícia, veio melhorar a funcionalidade e a imparcialidade da força. Existem porém outros projetos de infraestruturas que precisam ser concluídos. Sob este programa existem 5 projetos em curso, 1 projeto ainda por iniciar e 20 projetos já concluídos.

2.12.2 SUBPROGRAMA DE DEFESA

As F-FDTL pretendem desenvolver capacidades para garantir que são mais flexíveis e versáteis, que são capazes de colaborar com outras forças de segurança e que estão prontas a enfrentar desafios e ameaças inesperados. Foram concluídos 16 projetos, incluindo a Caserna de Hera, a Residência Naval e a Construção da Instalação de Serviços de Apoio, Relações Públicas e Treino. Existem 6 projetos em curso: 1 Construção de postos das F-FDTL em Ataúro; 2-3