Programa dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio ODMs

Página 21 de 113 O orçamento total alocado para o Programa dos Sucos dos ODMs em 2014 foi de 15,0 milhões de dólares. Deste montante, 1,9 milhões foram alocados para o projecto de Água e Saneamento e 13,1 milhões foram reservados para oPrograma de Habitação Comunitária.Posteriormente, com base no pedido de outros programas, CAFI aprovou uma redução de 9,1 milhões de dólares,reduzindo o montante orçamentado para 5,9 milhões de dolares, os quais foram desembolsados em Dezembro 2014. O programa continuará em 2015, com um orçamento inicial de 8,5milhões de dólares que foi mais tarde reduzido em 2,0 milhões de dólares no âmbito da rectificação orçamental de em Março de 2015, os quais foramretirados do projecto de Habitações Sociais.Consequentemente, o montante final afecto ao Programa dos ODMs ascende a 6,5 milhões de dólares.

4.2.11. Programa da Saúde

É necessário continuar a melhorar a oferta e a qualidade dos cuidados de saúde prestados em todo o território de Timor-Leste. Relativamente a infra-estruturas, são necessários alargamentos e melhorias no Hospital Nacional, nos hospitais de referência e nas clínicas e centros de saúde nos distritos e subdistritos. Em 2014 foi alocado um total de 4,7 milhões de dólares para o Programa da Saúde, destinado à implementação de vários projectos, incluindo a Reabilitação do Palácio das Cinzas para uso por parte do Ministério da Saúde. Este projecto já foi concluído. Encontram-se em curso outros projectos importantes, nomeadamente 1 Construção do Hospital de Referência de Baucau, 2 Reabilitação e Construção do Antigo Hospital Dr. António Carvalho, Unidade de Cuidados Cardíacos Intensivos UCCI, SAMES, Cuidados Intensivos e 3 Construção da Unidade Pediátrica do Hospital Nacional Guido Valadares em Díli. Posteriormente, devido a lenta execução e aprovação do CAFI, 2,8 milhões foram transferidospara outros programas com necessidades de reforço orçamental, reduzindo o orçamento total do programa para 2,0 milhões de dolares. A implementação dos trabalhos foi adiada no Hospital de Referência de Baucau, que irá precisar de 1,6 milhões de dólares para concluir o contrato em 2015. O contrato para a reabilitação do Hospital Dr. António Carvalho, para ser usado pela UCCI, pelo SAMES, pelos Cuidados Intensivos e pela Unidade de Cuidados Cardíacos, encontra-se em fase de aprovisionamento e recebeu uma alocação de 0,9 milhões de dólares para permitir o arranque em 2015. O contrato referente ao DDE para a Unidade Pediátrica do Hospital Nacional Guido Valadares foi já adjudicado. Uma vez concluído e aprovado, seguir-se-áo aprovisionamento do empreiteiro da obra e do engenheiro de supervisão, tendo já sido alocados 1,5 milhões de dólares para este efeito no FI para 2015. O orçamento do FI para 2015 relativo a este programa da saúde totaliza 4,0 milhões de dólares. Página 22 de 113

4.2.12. Programa de Segurança e Defesa

Segurança A segurança tem sido uma prioridade elevada para Timor-Leste, com o processo de reconstrução a incluir a criação de uma força policial profissional, assente em nomeações e promoções com base no mérito, a reconstrução das instituições de segurança e a introdução de princípios de boa governação. O investimento em equipamentos e infra-estruturas policiais, incluindo alojamentos, veio melhorar a operação e a imparcialidade da polícia. Continuam porém a haver algumas infra-estruturas por concluir e por iniciar, pelo que ainda não se pode afirmar que as instituições de segurança sejam adequadas. O orçamento original para 2014 incluiu seis projectos, com um orçamento inicial total de 8,5 milhões de dólares. Todavia, devido à falta de progresso nos projectos os fundos alocados foram transferidos para outros projectos cujos fundos adicionais ultrapassam a alocação original. Os quatro projectos em curso são: 1 Quartéis de Polícia em Nove Distritos, tendo já sido concluídos três projectos, 2 Esquadras de Polícia em Onze Distritos, tendo já sido concluídos quatro projectos, 3 Outras Melhorias a Nível de Infra-estruturas em Seis Distritos, e 4 Construção de Quartel de Polícia em Caicoli, Díli. Em 2015 estes projectos irão requerer financiamento adicional de 1,2 milhões de dólares, 1,1 milhões, 1,4 milhões e 2,3 milhões, respectivamente, para continuarem a ser implementados. Os dois projectos para os quais o financiamento foi adiado são: 1 Alojamento para a Polícia Fronteiriça e 2 Alojamento, Centro de Formação, Quartel-General e Residência para a Polícia Marítima. Ambos encontram-se numa fase de preparação avançada, tendo-lhes sido alocados financiamento do FI no valor de 1,0 milhões de dólares e 0,4 milhões, respectivamente, em 2015. Isto coloca a alocação para o subprograma da Segurança num total de 7,4 milhões de dolares. Defesa As F-FDTL pretendem criar capacidades para garantir que se tornam flexíveis e versáteis, que desenvolvem capacidades militares conjuntas com outros serviços de segurança e que estão prontas para enfrentar desafios e ameaças inesperados. Este novo modelo para as F-FDTL inclui 20 Programas de Defesa e 96 Projectos de Segurança, incluindo vários componentes sobre investimento de capital em equipamentos e infra-estruturas para criar e manter umas F-FDTL sustentáveis. Dois dos nove projectos financiados em 2014 foram jáconcluídos: Caserna em Hera e Residência Naval. Dos restantes sete, cinco foram iniciados e encontram-se em curso, nomeadamente: 1 Construção do Gabinete da Polícia Militar Fase 3, 2 Construção de postos das F-FDTL em 4 distritos, 3 Construção de Instalação de Apoio aos Serviços, Relações Públicas e Formação, 4 Instituto de Defesa Nacional e 5 Cinco Postos Regionais de Segurança das F-FDTL.